Voluntariado, Nepal

No meu grupo de voluntários, os franceses estavam em maioria e afeiçoei-me em particular à jovem Louise, de apenas 19 anos.

Aos 15 anos fez-se jovem embaixadora da UNICEF. Aos 18 anos foi seleccionada pela UNICEF entre 500 candidatos para participar num documentário no Benin em Africa, com o objectivo de mostrar o trabalho da instituição junto da população local. Ao 19 anos chega ao Nepal para fazer voluntariado, trabalho que conta como estágio para os seus estudos. Em cinco semanas participou em três trabalhos diferentes: ajudou num projecto de desenvolvimento de crianças, pintou uma escola e ensinou jovens a utilizar um computador. Está sempre de sorriso nos lábios, irradiando boa disposição. Mas o que mais me impressionou e que me levou a adoptá-la como irmã mais nova, foi a sua espiritualidade. Acorda cedo e medita. Passámos horas a conversar sobre temas espirtuais como meditação, karma, chacras, reencarnação, viver no agora, não fugindo a alguns problemas pessoais nada fáceis. Pelo meio recomendou-me alguns livros. Repito, ela tem apenas 19 anos… Tenho a certeza que vai ter uma vida bonita, que vou acompanhar com muita curiosidade. Agrada-me muito a ideia de, tão jovem estar a experimentar o mundo tão cedo. Expor-se a realidades completamente diferentes só pode abrir a mente e o espírito para o mundo, ajudando a compreendê-lo melhor. Com aquela idade não fazia a mínima ideia do que era o mundo…

Seria interessante as nossas escolas ou organizações incentivarem os nossos jovens a fazer o mesmo. Uma experiência internacional faz-nos crescer e ajudar quem necessita só pode ter um impacto positivo dos dois lados…

A ajudar como a Louise havia a Anaíse que passou semanas a partir pedras para construção, a Cindy a ajudar nos escritórios da VIN, a Kim e a Tahny a ensinar inglês a monges tal como eu, o Alan a trabalhar com crianças, o Emil num orfanato, só para citar alguns, mas havia muitos outros em diversos projectos, todos eles a viver com famílias nepalesas, sentindo o que é a realidade local. Só me ocorre uma palavra para os descrever: lindos!

 

Voluntários na VIN

 

wpid-Photo-20140721160021.jpg
Ma petit Louise

 

Jantar no Places

 

No terraço do Hotel Premium

Please like and share:

Leave a Reply